Vila Velha faz parte da RMGV (Região Metropolitana da Grande Vitória) e situa-se no estado brasileiro chamado Espírito Santo. A história dos primórdios do município de Vila Velha é repleta de disputas em prol do domínio de todo o território, que oficialmente corresponde a uma área de 210,067Km². Para quesito de breve informação histórica do município, é importante saber sobre a disputa entre os diferentes povos para dominar a área, disputa essa que antecedeu a formação e denominação do município em si.
A região atual do município era concorrida por três diferentes tribos indígenas, que também provinham de diferentes polos: os Tupiniquins (norte), os Aimorés (interior) e os Goitacás (sul). Posteriormente, chegaram os colonizadores portugueses em 1535 e fundaram uma cidade com o nome de Vila do Espírito Santo, e esta assumiu a função de capital da capitania.
Entretanto, a cidade então fundada, sofria muitos ataques por parte dos próprios indígenas, dos holandeses e também dos franceses. Esses ataques à cidade forçaram o colonizador português Vasco Fernandes Coutinho a fazer a mudança da capital da capitania para outro local. O lugar escolhido para a transferência foi a Baía de Vitória. Para resumir, após mais de 350 anos desde a chegada dos portugueses, só em 1890 a denominada Vila do Espírito Santo deixou de existir e foi definitivamente criado o município de Vila Velha.
No último senso do IBGE em 2010, o número de habitantes de Cariacica contabilizou 414.586 pessoas, ainda com uma estimativa de crescimento para 486.388 pessoas para o ano passado (2017).
Atualmente, o perímetro urbano do município chega a 54,57Km². Em termos geográficos, Vila Velha limita-se com outros quatro municípios que também fazem parte da região metropolitana e com o Oceano Atlântico, sento este a leste, Vitória a norte, Guarapari a sul, Viana e Cariacica a oeste. O litoral do município soma 32Km de lindas paisagens litorâneas. O acesso ao município é possível através de vias aéreas, terrestres, ferrovias e marítimas. O centro de Vila Velha fica distante cerca de 13Km do Aeroporto de Vitória, sendo possível percorrer o trajeto em 30 minutos.
A rodovia mais importante do município é a ES-060. Também há ferrovias para transporte de produtos e cargas. Há transportes hidroviários, que são utilizados, em sua maioria, por barcos pesqueiros. Vila Velha atualmente conta com muitos pontos turísticos que são bem procurados e visitados, tais como o Sítio Histórico do Prainha, a Gruta do Frei Pedro Palácios, o Santuário Divino Espírito Santo, a Ponte da Madalena, o Museu Ferroviário, o Farol de Santa Luzia e o Morro do Moreno.
A base econômica da cidade é sólida, voltada ao comércio exterior, comércio local e indústrias. Segundo o IBGE, o PIB (Produto Interno Bruto) per capta chegou a R$ 23.513,88 em 2015. O Percentual das receitas oriundas de fontes externas chegou a 53% também em 2015.
Uma pesquisa feita em 2016 pelo IBGE mostrou que a média de salário dos trabalhadores (formais) de Vila Velha chega a 2,1 salários mínimos por mês, esse fator corresponde, atualmente (2018), a importância de R$ 2.000,40 mensais de média salarial.
O comércio local também é um ótimo incentivador da economia municipal, o Polo de Moda da Glória por exemplo, é o maior ponto de vendas comerciais de Vila Velha, chegando a contabilizar quase 900 lojas comerciais do varejo ao atacado, com centenas de diferentes produtos. As lojas estão situadas em várias galerias no decorrer das ruas do centro. Empresas de relevância nacional e internacional também estão presentes em Vila Velha.
Um exemplo significativo é a Fabrica de Chocolates da Garoto, situada no bairro Glória, presente há mais de 80 anos no município, é uma das mais importantes do seu ramo no país. O porto de Vila Velha também é significativo para a economia municipal, pois recebe um grande fluxo de comércio e atrai ainda mais a atenção do mercado exterior.
Nicolas Lecocq
1 ago 2016Morbi lectus risus, iaculis vel, suscipit quis, luctus non, massa. Fusce ac turpis quis ligula lacinia aliquet. Mauris ipsum. Nulla metus metus, ullamcorper vel, tincidunt sed, euismod in, nibh.
Nicolas Lecocq
1 ago 2016Donec lacus nunc, viverra nec, blandit vel, egestas et, augue. Vestibulum tincidunt malesuada tellus. Ut ultrices ultrices enim. Curabitur sit amet mauris. Morbi in dui quis est pulvinar ullamcorper. Nulla facilisi.
Nicolas Lecocq
1 ago 2016Nullam mauris orci, aliquet et, iaculis et, viverra vitae, ligula. Nulla ut felis in purus aliquam imperdiet. Maecenas aliquet mollis lectus.
Nicolas Lecocq
1 ago 2016Maecenas aliquet mollis lectus. Vivamus consectetuer risus et tortor. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer nec odio. Praesent libero. Sed cursus ante dapibus diam.